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Blog da Agência Cinematógrafo! Mantido pelos alunos do 6ºperíodo de Jornalismo da PUCPR. Integrantes: Milena Vicintin, Viviane Prestes e Roberto.Aqui você encontra reportagens, artigos, críticas sobre a sétima arte!

Ah tá, então vamos falar de cinema (?!.)



Olá!!!
Seja bem vindo ao blog da Agência CINEMATÓGRAFO!
Warning: Não pense que AQUI você está fadado a ler um monte de ladainhas e explicações sobre o cinema, por que quem quer se aprofundar que vá para a biblioteca inspirar o odor dos livros...


Nada mais peculiar do que falar das primeiras imagens do cinema...
E... você sabe como eram feitas as primeiras imagens do que você chama hoje de cinema?
A ARTE DE ILUDIR O OLHAR
É assim que Inácio Araújo começa seu livro sobre a história do cinema. Parece uma proposição simples. No dia 28 de dezembro de 1895, o público do Grand-Café Paris teve uma surpresa. O que hoje para nós pode ser considerado algo rudimentar de se exibir imagens, na época foi o Boom do modernismo. Pela primeira vez eram exibidas publicamente e mecanicamente imagens da realidade: foi a primeira aparição do Cinematógrafo. Os irmãos Lumière, os criadores do cinema, conseguiram com que os parisienses se encantassem pela invenção. Como sabemos o cinema não capta movimentos, mas imagens fixas. As imagens do cinematógrafo tinham apenas 16 quadros por segundo de duração. Segundo o crítico de cinema Inácio Araújo, as imagens ao serem projetadas- à mesma velocidade- o olho humano as recebe como se fossem contínuas. Também, a exibição em quadros ( não em fotografias) possibilita que tanto o traçado, como a luz e as cores, depende da mão e das intenções do “pintor”. Já as fotografias simples mostram a realidade tal como ela é. O cinema é semelhante a fotografia. Porém em movimento. As incríveis imagens de “ A saída dos operários da fábrica Lumière” transportavam as pessoas aquilo que, naquela época, parecia inatingível : alcançar o poder da imaginação através dos olhos. Os irmãos inventores talvez não tinham reparado o que aquilo significava. Preocupavam-se apenas em captar imagens do cotidiano real da sociedade, imagens realmente vividas como: o almoço do bebê e a chegada do trem a estação. Depois vieram várias outras formas de se colocar imagens em movimento, Mèlies com a trucagem, incorporação da cor, alta qualidade das imagens, movimentos de câmera entre outros.
Ainda hoje, existem exemplares dos primeiros cinematógrafos que estão no Instituto Lumière, na França.


Eu: Nossa isso parece uma vitrola...??!!!
Irmãos Lumière: Não, é um cinematógrafo.


Paris 1900: Ihh essa caixinha fazia mó sucesssooo lá em Parissss!
Thomas Edison: Fui eu que inventei.

Cinetoscópio

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